Nem todas as receitas podem ser aviadas na farmácia, principalmente quando são invulgares como esta!...
Parece que há casos clínicos que não precisam de medicamentos, o que é bom desde que se saiba o que aconselhar em alternativa!...
No caso de uma neurose a solução é simples…
“Para os devidos efeitos se declara que este militar anda a fazer tratamento psiquiátrico. Trata-se de um neurótico. É aconselhável do ponto de vista psiquiátrico que descanse um dia por semana e dê umas “penachadas”, com os devidos cuidados higiénicos, que em parte contribuirão para a resolução da sua neurose.”
Estamos perante o aconselhamento feito por um médico psiquiatra a um militar de serviço em Moçambique. Entretanto, como não são definidas todas as condições do tratamento têm a resposta do Coronel Médico
“Analisado o relatório médico ……………., considerando que no referido relatório se menciona:
1º - Que o Furriel Militar ………….., beneficiará com o descanso de um dia por semana.
2º - Que é aconselhável que dê umas “penachadas” com os devidos cuidados higiénicos, considerando por outro lado a que no mesmo relatório não é mencionado qual a frequência aconselhável das ditas “penachadas”, nem quais os cuidados higiénicos que o Psiquiatra preconiza, é esta chefia de parecer que:
1- Deverá ser distribuído trabalho a este Furriel Militar aos sábados à tarde para reduzir o seu descanso a um dia por semana como é preconizado.
2- O Médico Psiquiatra deverá definir os dias e frequência das “penachadas” propostas e assegurar-se “in loco” e “de viso” que o interessado tomou todas as medidas higiénicas que ele lhe indicar.
3- A apresentação para a medida deverá ser acompanhada de guia de marcha (ou de consulta externa) e sem qualquer dispêndio para a P.M., dado que a terapêutica proposta não está prevista na Assistência Sanitária.”
Quem sabe se esta não terá sido a solução eficaz para a neurose do nosso militar!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário