sábado, 29 de novembro de 2008

O vinho e as vindimas




Outono... Vindimas...
... começa a agitação...

Há que preparar depósitos, tanques, pipos, cubas, etc.

É necessário:
- Produto para lavar os pipos...

Vendi muita soda cáustica, avulso, e também potassa, para esta operação. Quando as vasilhas, pipos e tonéis apanhavam bolor ou tinham tido vinho toldado, havia necessidade de desencascar todos os resíduos, para evitar que a colheita seguinte pudesse ser afectada. Felizmente que a evolução trouxe o Hosbit e o Kaplon, já embalados, que vieram facilitar a vida. Só é necessário aumentar ou diminuir a dose em função do tipo de lavagem que se pretende.

- Se faz favor, quero ácido para banhar o depósito...
- Olhe que ele é novo!...

E então??...
Lá pesamos nós 100 gramas de ácido tartárico para cada litro de água a utilizar, com a recomendação de aplicação com uma trincha, como se fosse pintar o depósito.
Neste caso, como o depósito é novo, é necessário deixar secar a primeira aplicação e repetir a operação, para que não se venha a notar o "sabor" a cimento.
Normalmente o cálculo da quantidade necessária de ácido fazia-se perguntando quantos litros de tinta seriam precisos para pintar o referido tanque ou depósito. Quaisquer dois ou três litros eram quase sempre suficientes.

A propósito destes bilhetes posso esclarecer que o ácido tartárico e o metabissulfito de potássio, são utilizados para a desinfecção e conservação do vinho, misturando-se ao mosto quando as uvas são pisadas e antes de começar a ferver.
....


Convém ter muita atenção com o metabissulfito, pois se for misturado já iniciada a fervura do mosto, esta pode parar e, estraga-se tudo!...

Quando o metabissulfito não é posto ao pisar das uvas, já sabemos que iremos fazer "papéis", para pôr em "bonecas de pano" que, antes de batocar os pipos, irão ser mergulhadas no vinho e depois deixadas suspensas.

Estes papéis, para quem não sabe, são pequenos embrulhos feitos em papel costaneira, dobrados seguindo as normas das "boas práticas" farmacêuticas.

Batocar é o nome dado ao colocar dos batoques, que são aquele tipo de rolhas grandes próprias para pipos e tonéis.

...

Curiosidades:
- 1 Grama de metabissulfito para cada 10 litros de vinho.
- 6 Gramas de ácido tartárico para cada 10 litros de vinho.
- Cada cesta ou poceiro dá mais ou menos 20 litros de vinho.
...

Mais uma vez reduzi o número de bilhetes deste capítulo..., mas, posso dizer-vos que no livro vão encontrar, distribuidas por todos eles, doze maneiras diferentes de escrever metabissulfito!!!

3 comentários:

Sophia* disse...

Isto anda meio paradito por aqui.
Nem sei como, dado o tema.
Ah... E ma boa garrafta de vinho (nem que seja carrascao caseiro marcha!) dauee com o noso sabor!... Hum... o que eu dava!
Emigra! Nah!!!! Eu la' pareco disso! (desculpa a acentuacao mas, como diz um colega meu, estes teclados nao tem sal e pimenta para por nas palavras)

Anónimo disse...

Descobri agora este blogue. Fui comprar metabisulfito para adicionar ao vinho da próxima colheita. Só me souberam dizer a quantidade.Sabem dizer-me se eu adicionar o metabisulfito não devo adicionar a solução sulfurosa ou não tem uma coisa a ver com a outra? Eu costumava juntar a solução quando o vinho parava de ferver.O objectivo é o mesmo?

Manuela disse...

Ao "anónimo":
Como não deixou contacto, nem utilizou o meu mail, fica mais difícil responder...
Não sei a que solução sulfurosa se refere!..:( Sempre aconselhei metabisulfito e ácido tartárico que são essencialmente desinfectantes das uvas, quando algumas são podres e consequentemente preservam o vinho mais tempo.