terça-feira, 23 de junho de 2009

Atchim!!!... Chegou o Inverno

Inverno...
Frio, mudanças de temperatura e começa a corrida contra as gripes e constipações...

Nos dias de hoje há que apostar, essencialmente, na prevenção através da vacinação, evitando assim as complicações que podem surgir decorrentes de uma gripe. Mas atenção que a vacina não evita que se constipe!!!
O ideal era termos a possibilidade de respeitar a mais antiga receita que conheço e que tantas vezes ouvimos:
_ Abafe-se, abife-se e avinhe-se"

Mas quando se tem que trabalhar, quando há crianças pequenas a exigir atenção e não há por perto o apoio dos avós, que seria tão bem vindo nestas alturas, não fica fácil aguentar uma gripe sem nada tomar, mesmo sabendo que "dura trinta dias se for tratada e trinta e um se o não for"!...

Ditados antigos que cada vez menos se constatam devido ao tipo de vida de qualquer vulgar família dos dias de hoje, em que os pais trabalham fora de casa e "o descanso e bom trato" necessário nestas situações se torna quase impossível.
.........
.........
O ideal é ir buscar a vitamina C à alimentação, mas para isso era necessário que ela fosse rica em frutas e vegetais, o que a maior parte das vezes não acontece, e também com tanto tratamento que estes produtos levam até chegar às nossas mãos, duvidamos que eles conservem as vitaminas que os deviam caracterizar.
De qualquer forma, deixo a indicação de que a vitamina C está presente essencialmente nos citrinos, nos tomates, nos morangos e nos vegetais de folha verde.
Há quem não goste de tomar comprimidos e opte por uma das antigas receitas

Exactamente, Vicks para pôr no peito ou no nariz!
Decerto muitos recordam e conhecem o Vicks das latinhas, do boião ou do inalador para "cheirar"!...
...
...
Quem é que consegue dormir com o nariz tapado?!?
....

Este confunde à primeira vista, pois existe um medicamento vasodilatador, com o nome muito idêntico, Ultravinca, mas sabendo que o pretendido eram gotas, as dúvidas desapareceram e apareceu a conhecida Otrivina, óptimo descongestionante nasal.

Não se dorme com o nariz tapado e muito menos com tosse
....
....

Mucoral expectorante...

É curioso que se ler em voz alta, até parece estar bem escrito:
- Mucoral para expectorante dos pulmões

...
...

...
Aqui temos os comprimidos "das três caras" na caixa...
O Ilvico, cuja embalagem tinha o perfil de três rostos, que durante muito tempo serviram para identificar os comprimidos.


?!?
Ornade Spansule 28 - Estas cápsulas já retiradas do mercado há algum tempo, eram muito solicitadas e conhecidas pelas cápsulas com bolinhas de muitas cores. As cápsulas eram transparentes deixando à vista os grânulos coloridos do interior, diferentes do pó branco a que todos estávamos habituados. Eram óptimas em situações de corrimento nasal, mas com algumas contra-indicações que, penso, levaram ao seu desaparecimento.
....
....
Com o frio e a humidade é evidente que as dores articulares são mais frequentes assim como as musculares, devido ao entorpecimento próprio desta época. Andamos menos, não se faz exercício físico, pois o frio só pede o aconchego do sofá e, se possível, da lareira, tudo isto levando os músculos a "emperrar", precisando depois de
...
ou de
Emplastro Leão, ainda hoje bastante utilzado apesar do incómodo que pode provocar o adesivo. Como o emplastro aquece, depois de aplicado, proporciona um alívio quase imediato da dor que compensa tudo.
...

Aqui o "seprei analgésico" pode ser um Picalm, um Elmetacin, um Reumon ou qualquer outro para o efeito.

Em desespero, recorre-se aos tratamentos antigos e faz-se uma fricção com


Alco cão furado


Álcool canforado ou eventualmente Tintura de Mostarda! Esta, tal como o álcool canforado, tem efeito rubefaciente que vai aliviar um pouco as dores, mas só de pensar em suportar o cheiro dela acho que parte das dores desaparece!

Temos ainda a hipótese dos supositórios Curiosamente nenhuma com o nome correctamente escrito: Indocid.

Ao falar de supositórios não posso deixar de relatar uma história engraçadissima que aconteceu nos meus primeiros anos de serviço e que veio agitar um pouco a monotonia do nosso dia-a-dia.
.............................................................................................
.............................................................................................
.............................................................................................

... Pois é... desculpem, mas não posso contar tudo aqui, senão o livro deixava de ter interesse!...

Sem comentários: