domingo, 10 de janeiro de 2010

Os dentes e as suas maleitas


Os dentes completam o nosso sorriso e, não há dúvida, que sem uns dentes bonitos e tratados nós não seríamos os mesmos!
Também são os dentes que, logo à nascença, provocam dores enormes, obrigando as mães a recorrer à farmácia em busca de Nani pré-dental ou de um bálsamo que refresque as gengivas.
Mais tarde, começam as cáries e voltamos ao mesmo...

Uma pomada anti-inflamatória, 1 Trifene para os dentes
Uma embalaijem de empelástros para pôre em sima de uma dóre, tem 10 i é deste tamanho, é japonêz ô Engeles não sai bem, antigamente costava 50$00 agora não sai

(Presumo que não precisam de tradução... achei que devia apenas transcrever, pois, mais uma vez se fizermos a leitura em voz alta, abstraindo os erros, claro, percebemos bem o que está escrito.)

Com este tamanho existiam uns pequenos emplastros, Salompas, que colados no local da dor também aliviavam bastante.

Chegou a existir um líquido, Milagron, mais tarde Foscália, para pôr com a ajuda de um bocadinho de algodão, directamente dentro do buraco do dente! Este líquido funcionava como anestésico, aliviando de imediato.

Quando não melhora, acabamos por pedir a ajuda do dentista, que pelo telefone, nos indica um analgésico forte e um antibiótico.
Clavamox Dt e Clonix

Felizmente que, hoje em dia, além de existirem muitos dentistas, já está instituído, um pouco mais, o cuidado com a higiene da boca, não sendo vulgar deixar chegar um dente ao último patamar - o da sua extracção - como era antigamente. O dente começava a doer, "apodrecia"
e muitas vezes nem chegava a ser tratado, pois estava já reduzido a uma raiz que, forçosamente, tinha que sair, para posteriormente dar lugar a uma "placa postiça" (prótese amovível nos dois maxilares).

Em situações de infecção ajuda bastante bochechar a boca regularmente com um elixir,

Hextril

coisa que antigamente quase não existia, mas tínhamos o Borato de Sódio!
Soluto de Beique* , borato

O Borato de Sódio, depois de embalado na farmácia, em pacotinhos de 30grs, era diluído em um litro de água fervida, ainda morna, originando o "elixir" com que se iria bochechar a boca, resultando lindamente em casos de abcessos.

.....................
.....................
.....................

Muitas vezes o Borato de Sódio era confundido com o Bicarbonato de Sódio, com a diferença que este era usado, habitualmente, para pôr na hortaliça, para ficar "verdinha"...

1 pacote de Becabornato

O Bicarbonato de Sódio também é utilizado para branquear os dentes, mas isso obriga a alguns cuidados, pois se usado em excesso pode vir a desgastar o esmalte. A melhor opção será. portanto, aconselhar-se previamente, para decidir se deve optar por um tratamento branqueador especifico, já à venda nas farmácias, fazê-lo no consultório do dentista, ou simplesmente, utilizar uma pasta dentífrica branqueadora, que provavelmente terá o bicarbonato na sua composição.


...................
...................
...................

* Soluto de beique = Soluto de Dakin, solução de hipoclorito de sódio a 0,48%, utilizado para a desinfecção de lesões de pele, dada a sua acção bactericida.

1 comentário:

Unknown disse...

Muito Bom!!! E pensar que agora apenas com uma tortuosa viagem ali ao Modelo da Sra da Hora se consegue escolher numa prateleira de 10 metros todos os "lava bocas" que se quiser. Desde o mentolado ao Branqueador rico em Fluor...O último que comprei era de Tangerina...lolol "Sinta o sabor da Fruta na sua Higiene oral..."ROTFLOL...

Por escrever nisso...Tenho que ir às compras.

Beijinho Manuela