domingo, 10 de janeiro de 2010

Os recém-nascidos


Os pais que lerem este capítulo vão certamente recordar muitas noites passadas em claro!...

- Quem não desesperou por não ter uma chupeta de reserva quando a outra desaparecia e a birra não parava?!?

- Quantos não ficaram impotentes ao ver o seu bebé chorar com cólicas e sem saberem o que fazer para os acalmar?!?

Estou a referir, essencialmente, o que acontece com os recém-nascidos, pois é nesta altura que nos surgem mais dúvidas em como lidar com estas pequenas "doenças" que, no fundo, são uma rotina, mas assustam os pais inexperientes.

Todos passámos pelo mesmo, uns mais outros menos, mas também agora é com muito carinho e saudade que lembramos todas estas peripécias da infância dos nossos filhos.

Quando o bebé nasce há sempre uns produtos de primeira necessidade que obrigam a uma ida à "framácia"- Álcool a 90º (para pôr no cordão umbilical até este cair)
- Eosina (para depois ajudar a cicatrizar)
- Chupeta
- Termómetro
- Gotas para as cólicas (Aero-Om, as tais cor-de-rosa)
- Adesivo
- Lauroderme (para o rabinho do bebé não "assar")
- Sabonete
- Escova para pentear
- Soro fisiológico (para ajudar a desentupir o nariz e facilitar a saída das secreções)
- Aero-Om gotas cor-de-rosa
- Be-U-Ron 125mg supositórios
- Óleo de amêndoas doces

O óleo de amêndoas doces tem inúmeras utilizações:
- Pode ser espalhado no corpo do bebé se ele tiver muitas peles. A pele fica mais macia e só temos o inconveniente do cheiro.
- Também dá para pôr no couro cabeludo quando o bebé tem crosta láctea. Amolece-a facilitando a sua saída no banho seguinte.
- Se for aplicado no rabinho impede as assaduras.
- Na mãe utiliza-se essencialmente para evitar que os mamilos gretem.
...............
...............

Lorrode-me para o rrabo do bebé

O Lauroderme era muito utilizado em pasta para as assaduras, e em pó resultava bem, por exemplo, quando apareciam as bolhinhas da varicela ajudando a acalmar a comichão e também a secá-las sem deixar que rebentassem.

Hoje em dia, recorre-se muito ao Neostil (antigo Fenistil) em gotas, anti-histamínico, para reduzir o prurido, mas também é ainda frequente o pedido de Talco Mentolado em alternativa ao pó Lauroderme.
Nas bolhas já rebentadas aconselha-se pôr Eosina ou Diaseptyl para uma cicatrização mais rápida.
Não posso deixar de referir que a nível da dermo-cosmética, neste momento, já existem óptimos produtos para atenuar e resolver grande parte destes problemas das crianças. Temos produtos específicos para quase tudo mas, curiosamente, isso não invalida a procura de antigos tratamentos.


Esta é uma variação de escrita do Aero-Om...

Aqui pede-se exactamente o mesmo:
- Gotas para as cólicas de bebé, para a barriga, para não chorar


Recomendação:

Aproveito deixar aqui alguns conselhos para as mães, em relação a estas cólicas que continuam a ser um mal comum a quase todos os bebés.
Pela minha experiência, concluí que se a mãe estiver a amamentar e, por exemplo, comer muitas verduras, essas verduras vão provocar mais cólicas ao bebé, assim como se abusar de sumos ácidos como o de laranja. Inclusivamente estes alimentos podem provocar gazes, prisão de ventre ou diarreia.
.................
.................
.................
.................
.................
Pequenos e velhos conselhos que não podemos desperdiçar, pois podem ajudar a solucionar alguns problemas, deixando mais tempo livre para os pais aproveitarem com os filhos, uma fase linda que passa num ápice, a infância!


- Mais conselhos?!?.... tem que comprar o livro, ou pedir por aqui, pelos comentários,.... é sinal que veio ler!!!!

1 comentário:

Fátima disse...

Concordo que para quem está a amamentar, alguns alimentos podem causar cólicas nos nossos filhos. Mas eu tinha imenso cuidado com o que comia e só nos livrámos das cólicas com o aero-om