segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A boca

Uma boca bonita e com um bonito sorriso é sempre um quadro lindo de ver, mas não são só os dentes que fazem uma boca saudável.

Há que ter redobrados cuidados de higiene se não queremos abrir a boca e afugentar os vizinhos com o mau hálito. Além do hábito de lavar os dentes após as refeições, para evitar a decomposição dos resíduos que dão origem ao mau hálito, é bom que se institua o ritual do bochechar pois assim é mais fácil remover todos esses restos dos alimentos.

A lavagem fica perfeita se “bujijar” com Bétadine ou

Betadine solução para bujijar a boca e lavage da boca

por exemplo Hextril

Qualquer das soluções utilizadas para desinfecção da boca é também indicada para localmente tratar e ajudar a cicatrizar as aftas, mas também temos os produtos específicos

O Pyralvex é um deles, que arde um pouco, mas tem efeito mais rápido.

Além de fórmulas em gel, existem ainda uns comprimidos adesivos Aftach, que se colam em cima da afta e como têm uma acção anti-inflamatória aceleram o processo de cicatização.

As aftas curam-se espontaneamente e demoram habitualmente uma ou duas semanas a desaparecer, mas se incomodarem demasiado, ou no caso de muitas, é melhor consultar o médico para tentar saber a sua origem.

As aftas podem aparecer por motivos vários que podem ir desde uma pequena ferida provocada pela escovagem dos dentes, a sensibilidades por bactérias ou ainda situações alérgicas.

Antigamente utilizava-se uma solução de Violeta de Genciana que actuava como desinfectante, mas era extremamente desagradável de aplicar dada a sua cor roxa que tudo marcava à sua passagem.

Fala-se de boca e não nos podemos esquecer do seu principal atributo que são os lábios!...

Lábios bonitos têm que ser hidratados e protegidos não só no Inverno como no Verão, e ainda bem que há pessoas bem exigentes a esse nível


…. Sim, porque para realçar os lábios eles não precisam de estar pintados de “encanado” …

- Pode ser branco ou cor-de-rosa “quelarinho”!...


Sem comentários: