segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os olhos

Todos os nossos sentidos são importantes e necessários, mas a visão é um dos principais. Como é bom ter o privilégio de ver um pôr-do-sol, as flores na primavera, um arco-íris, um sorriso de uma criança, ou o mar em toda a sua imensidão…

Dificilmente eu consigo enumerar todas as coisas belas que nós, os dotados com bons olhos, podemos usufruir, mas a tendência é para menosprezar os mesmos.

Os computadores então vieram arrasar com alguns dos problemas já existentes. Se repararem, hoje em dia são cada vez mais as crianças que usam óculos e, sem dúvida, com problemas originados pelo uso e abuso da televisão, do computador, do Gameboy, da Playstation, etc.

Os olhos, quando congestionados ou cansados, podem ser lavados com soro fisiológico ou com solução Optrex que ajuda a acalmar.

No caso de usarem lentes de contacto os cuidados são maiores pois nem tudo se pode utilizar. Neste caso, sim,


Hidrocil são lágrimas artificiais especificas para utilizadores de lentes.

Nos casos de conjuntivites ou outras inflamações em que existe vermelhidão, comichão e corrimento, há que recorrer a outros medicamentos com antibióticos, como o Clorocil

ou a Terramicina, já retirada do mercado. Actualmente existe Terricil com a mesma composição.

Lembro-me que tanto a Terramicina como Terra-Cortril era muito utilizada nos recém-nascidos quando acordavam com as pestanas coladas devido ao corrimento purulento, provocado por infecção decorrente no parto. Nesta situação recomendava-se a lavagem dos olhos com água tépida ou o soro fisiológico e a aplicação da pomada de manhã e à noite.

Recomendação:

Tanto a conjuntivite infecciosa como a alérgica são contagiosas. Tanto passando de um olho para o outro como de uma pessoa para outra.

Como em todas as situações em que existam dúvidas quanto à definição da doença, é necessário recorrer a um especialista, principalmente se ao fim de dois ou três dias não se verificarem melhoras.

Sem comentários: