segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os piolhos

Aqui temos um mal antigo que teima em permanecer apesar de todos os esforços para o erradicar: os piolhos.

Atribuiu-se sempre a existência dos piolhos à falta de higiene e é evidente que não havendo cuidados os piolhos em vez de morrer teimarão em sobreviver, mas o pior são as lêndeas que se agarram aos cabelos e mesmo mortas lá ficam. Só com muita persistência e ajuda de pentes próprios se consegue fazer uma limpeza completa da cabeça.

1 Pente de pentear os piolhos

1 Remédio para os piolhos, para botar nas camas das mulheres, não é de nenhum cão

Lembro que em algumas situações de desespero as mães chegavam a pôr nas cabeças dos filhos Baygon em pó, produto tóxico utilizado para matar formigas e outros rastejantes. Segundo me explicavam, atavam um lenço à volta da cabeça durante uns minutos e só depois a lavavam. Este era um processo arriscado que espero tenha caído em total desuso e esquecimento, pois eu só de o recordar sinto arrepios.

Felizmente que, entretanto, apareceram loções e champôs (Quitoso, Nix, Desintan, Charlieu, etc.) para este efeito. Estes produtos exigindo algumas precauções com o seu uso nada têm a ver com o perigo daquele pó.

Normalmente os piolhos aparecem nas escolas, sendo frequente a sua propagação, o que obriga a um reforçado cuidado de tratamento e também prevenção.

Recomendação:

Durante todos estes anos fiz questão de reforçar alguns dos cuidados a ter nestas situações e aproveito para fazê-lo uma vez mais, pois quem sabe ainda vos poderão ser úteis.

O primeiro cuidado é seguir cuidadosamente as instruções de utilização de cada produto para a limpeza das cabeças, sejam as loções ou os champôs, ou ambos. Depois vem a parte esquecida por muitos, a higiene das roupas, dos chapéus ou gorros, dos cachecóis, não esquecendo nada que tenha sido usado na altura em que apareceu a infestação e, essencialmente, ter o cuidado de mudar toda a roupa da cama. Seguindo todos estes conselhos e apostando na prevenção, lavando de quinze em quinze dias a cabeça com um dos champôs apropriados facilmente se consegue eliminar a praga.

Sem comentários: