quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Os prazeres da boa mesa


No Inverno quem é que resiste a um bom cozido à portuguesa, ou a uma bela feijoada?!? E então se forem acompanhados com um bom vinho tinto e rematados com um docinho como sobremesa?!? …

Ai.. ai… São estes alguns dos prazeres irresistíveis da boa mesa!

Como em tudo "não há bela sem senão" e se não houver moderação os problemas aparecem.

São frequentes as queixas de dificuldade em fazer a digestão, pois quando se come em excesso e se passa o dia sentado, muitas vezes dentro do carro, torna-se complicado para o estômago exercer todas as suas funções.

Depois recorre-se à ajuda de pastilhas como o Kompensan e Rennie, para diminuir a sensação de enfartamento.

O Alka-Seltzer também é muito solicitado para ajudar a desenvolver o processo digestivo, principalmente se associado a dores de cabeça.

Se os abusos se estendem ao álcool e ao tabaco, então nada melhor que

Guronsan, claro!...

Como desintoxicante é óptimo, mas atenção que deve ser tomado ou de manhã, ou ao meio-dia e nunca à noite! O Guronsan, como tem cafeína na sua composição, é um estimulante e pode provocar insónias.

Por vezes é o nosso fígado quem mais acusa alguns excessos.

O fígado funciona como uma fábrica química no nosso organismo. Entre as suas várias e importantes funções, distingue-se a de fazer de filtro, especialmente após as refeições, quando faz o aproveitamento das substâncias que interessam e elimina as outras, como é o exemplo da ureia.

Apesar de o fígado se recuperar com facilidade, e ser possível viver com metade do seu volume, é evidente que os abusos constantes o deterioram imenso, impedindo que ele desempenhe todas as suas funções.

Hepadodi comprimidos, Becozyme xarope

Cholipin – os comprimidos vermelhinhos que tomados antes da refeição, que prevíamos sair das normas, faziam milagres! Pena terem acabado!...

Cholagutt – gotas

Tal como Hepacalmina, as gotas Cholagutt são óptimas se tomadas em jejum depois dos “estragos”. São indicadas em caso de insuficiência hepática e mau funcionamento do fígado e vesícula. Outros preferem a Solução Stago, que diluída em água se vai bebendo durante o dia, fazendo assim uma desintoxicação…


Além do Cholagutt, se tiver dores pode sempre tomar uns comprimidos Buscopan.

1 comentário:

acj disse...

Excelente repositorio de pérolas da farmácia :)