segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Uma receita invulgar

Nem todas as receitas podem ser aviadas na farmácia, principalmente quando são invulgares como esta!...

Parece que há casos clínicos que não precisam de medicamentos, o que é bom desde que se saiba o que aconselhar em alternativa!...

No caso de uma neurose a solução é simples…

Para os devidos efeitos se declara que este militar anda a fazer tratamento psiquiátrico. Trata-se de um neurótico. É aconselhável do ponto de vista psiquiátrico que descanse um dia por semana e dê umas “penachadas”, com os devidos cuidados higiénicos, que em parte contribuirão para a resolução da sua neurose.”

Estamos perante o aconselhamento feito por um médico psiquiatra a um militar de serviço em Moçambique. Entretanto, como não são definidas todas as condições do tratamento têm a resposta do Coronel Médico


Analisado o relatório médico ……………., considerando que no referido relatório se menciona:

1º - Que o Furriel Militar ………….., beneficiará com o descanso de um dia por semana.

2º - Que é aconselhável que dê umas “penachadas” com os devidos cuidados higiénicos, considerando por outro lado a que no mesmo relatório não é mencionado qual a frequência aconselhável das ditas “penachadas”, nem quais os cuidados higiénicos que o Psiquiatra preconiza, é esta chefia de parecer que:

1- Deverá ser distribuído trabalho a este Furriel Militar aos sábados à tarde para reduzir o seu descanso a um dia por semana como é preconizado.

2- O Médico Psiquiatra deverá definir os dias e frequência das “penachadas” propostas e assegurar-se “in loco” e “de viso” que o interessado tomou todas as medidas higiénicas que ele lhe indicar.

3- A apresentação para a medida deverá ser acompanhada de guia de marcha (ou de consulta externa) e sem qualquer dispêndio para a P.M., dado que a terapêutica proposta não está prevista na Assistência Sanitária.”

Quem sabe se esta não terá sido a solução eficaz para a neurose do nosso militar!!!

Sem comentários: